O que levo na mochila?

Fazer uma mochila para 10 dias ou para várias semanas é igual.

Até agora nunca precisei de lavar roupa nas minhas viagens, porque no máximo foram 3 semanas. Costumo levar tudo contado para não sobrar nem faltar nada. Mas desta vez será diferente.
A minha viagem pela Indochina tem uma duração de quase 6 semanas, por isso, ao longo do percurso vou ter de ir lavando roupa. Pelo que me disseram é bastante fácil encontrar lavandarias, mas como as temperaturas são altas estou a pensar lavar na casa de banho dos locais onde irei dormir e deixar secar durante a noite. Levo, para isso, um sabonete pequeno numa caixinha e 4 molas.
Provavelmente seria suficiente roupa para uma semana , mas decidi levar para 10 dias, just in case…

Para mim a roupa numa viagem tem de ser prática, simples e versátil. Umas calças de trekking que se transformam em calções, umas calças justas que servem para dormir ou podem ser utilizadas noutras alturas, uma saia que afinal são calções, um lenço que pode ser usado como cachecol, tapa ombros para poder entrar nos templos ou protege a cabeça do sol. Levo algumas blusas de desporto por serem finas, leves e secarem rápido.

13.6 IMG_9338 (2)

Roupa para a viagem

Levo apenas 1 biquíni, roupa interior para 10 dias, dividida em duas bolsas para facilitar a arrumação na mochila.

Tenho uma toalha média e uma pequena de microfibra, as melhores para este tipo de viagem por serem compactas, leves e secarem rápido.

Como a minha mochila é das antigas, não abre ao meio. Então tenho de intercalar a roupa de forma a não ter de tirar tudo da mochila para encontrar o que quero. Costumo colocar em cima aquela roupa que sei que vou precisar primeiro. Por exemplo, quando chegar a Bangkok vou ao Palácio Real  e visitar outros locais onde devo ter de usar calças e manga comprida, então deixo logo em cima umas calças finas + blusa + casaco fininho para tapar os braços, não é que faça frio. No 3º e 4º dias vou fazer uma caminhada então de seguida estão as calças de trekking e as blusas de desporto e assim sucessivamente até que no fim tenho aquela roupa que só irei vestir na segunda semana.

13.5 IMG_9353

Roupa ordenada por camadas para colocar na mochila

Escolho peças que possam ser usadas com diferentes combinações e faço logo os conjuntos para facilitar o trabalho de retirar da mochila.

Fazer uma mochila para temperaturas quentes até dá gosto, porque pode-se pôr sempre mais uma blusinha ou um vestido que nunca ocupa muito espaço.

13.3 IMG_9388

Roupa para a viagem

 A roupa para usar na viagem  de avião é pensada ao pormenor. A viagem começa de autocarro de noite e só acaba +32h depois. Com escala de 8h em Amesterdão.

Quando em Agosto comprei os voos, escolhi propositadamente esta longa escala porque pensei: “já que tenho de fazer escala, faço uma que me permita usufruir um pouco da cidade”. Mas esqueci-me do pormenor que no final do mês de Novembro as temperaturas em Amesterdão são inferiores a 10º. Por isso, tenho de levar roupa quentinha, mas que ocupe o menor espaço possível, e que seja leve, porque durante quase 6 semanas vou ter de andar com ela às costas para a viagem de regresso.

Quando viajo para países frios adoto sempre a técnica da cebola, isto é vestir por camadas. E à medida que vou tendo calor dispo a camada mais quente e volumosa, depois a outra e se houver ainda a outro mais fina , se tiver frio acontece o inverso. Esta técnica é valida tanto para a parte superior do corpo, como para a parte de inferior, com leggings, calças e meias fortes.

13.2 IMG_9403

Produtos de higiene e muda de roupa para 2 dias

 Já há muitos anos que tenho o hábito de levar na mochila pequena que vai comigo no avião, tudo o que é importante: máquina fotográfica, documentos, dinheiro, telemóvel, carregadores, produtos de higiene e muda de roupa para 2 dias. Porque não é nada agradável quando as malas se perdem. E como diz o ditado: “mais vale prevenir do que remediar”.

Os produtos de higiene são as quantidade mínimas e muitos já estão a meio, quando acabarem logo compro outros. Aqui a versatilidade também é importante, se levo um after sun já não levo um hidratante para o corpo, o shampoo deve ser com condicionador.

13.10 IMG_9294 (2)

Produtos de higiene

Esta vai ser a viagem onde levo a mais cara e mais volumosa farmácia atrás, ocupa quase tanto como o volume da roupa. E espero trazer tudo de volta ou deixar lá para alguém que precise, com a exceção da profilaxia da malária que tenho de tomar um comprimido todos os dias e do complexo vitamina B que decidi fazer para aumentar as defesas do sistema imunitário.

Aqui estão os medicamentos receitados pelo médico na consulta do viajante e pela médica de família acabadinhos de vir da farmácia onde gastei quase 10% do orçamento previsto para a viagem.

13.12 IMG_9286 (2)

Medicamento vindos da farmácia

 E aqui está o meu kit de primeiros socorros/ medicamentos de viagem com todos eles numa versão mais compacta. Decidi manter algumas caixas, só para numa hora de aflição, à procura do comprimido adequado, não os confundir uns com os outros e tomar o errado.

13.1 IMG_9395

Kit de primeiros socorros/ medicamentos de viagem

 Depois tenho as outras coisas que dão sempre jeito, como o saco cama, lanterna, canivete (colocar sempre na bagagem de porão), chapéu, cadeado, toalhitas, lenços, impermeável, bolsa interior, caneca, rede mosquiteira, bolsa impermeável para a máquina fotográfica e outras coisas importantes e comida. Sim porque eu sou magra, mas tenho de ter sempre comida comigo, por isso, levo sempre umas barritas para as caminhadas e para comer a meio da manhã ou da tarde.

13.8 IMG_9316 (2)

Outras coisas importantes

Anúncios

1 comentário a “O que levo na mochila?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: