A uma semana da grande viagem

A uma semana da partida, para aquela que será a grande viagem da minha vida, faço um ponto de situação ao que tenho sentido. Penso no que já está planeado e no que ainda falta fazer.

Durante as últimas semanas tive vários sentimentos contraditórios: felicidade misturada com algum receio, coragem com uma constante insegurança, mas a confiança que tudo vai correr bem é dominante. Tem de ser. Porque na viagem, tal como na vida, é uma questão de atitude.

A contagem oficial para a partida aconteceu no final de agosto com a compra dos bilhetes. Como ainda faltavam 3 meses, comecei descontraidamente os preparativos à mesa do café com amigos, com experiências a solo ou não, vários meses de viagem ou apenas algumas semanas, mas todos com muitas aventuras e boas recordações do sudeste asiático.

O tempo foi passando, e a 3 semanas da partida comecei a ficar stressada por não conseguir organizar as coisas como gostaria. Até me questionei sobre a viagem: “Mas que raio de ideia esta de passar o Natal fora?? Logo eu, que gosto tanto desta época festiva pela partilha e maior disponibilidade para estarmos com a família e amigos”.  O facto de mais de 90% das pessoas, a quem digo que vou viajar sozinha, terem como primeira reação: “és maluca!”, também não ajuda muito.  Segue-se a pergunta: “mas vais mesmo sozinha?” e depois vem logo o: “E não tens medo?”. Claro que tenho medo, tenho receio que aconteça alguma coisa e estar completamente sozinha no outro lado do mundo. Mas tenho muito mais coragem por ter-me permitido fazer isto e sair completamente da minha zona de conforto.

Esta viagem servirá para pôr-me à prova, conhecer os meus limites, conhecer-me melhor, reconhecer o que sou capaz, definir objetivos e traçar novos caminhos. E não esqueço as reações motivadoras, entusiastas e cheias de força dos restantes 10% das pessoas com quem partilho os meus planos, dizem que esta vai ser a viagem da minha vida, que vai ser “espetaaaccculllaaarrr” (com pronuncia de Braga), que vou adorar as pessoas, as paisagens, as comidas. São estas as palavras que irão entoar na minha cabeça nas próximas semanas.

A reação da minha família também tem um papel muito importante. A minha irmã estará comigo nas duas primeiras semanas. O meu pai ficou entusiasmado com a ideia de encontrar-me no outro lado do mundo, mas desistiu assim que percebeu o número de horas que teria de ficar dentro de um avião para lá chegar. A minha mãe teve uma reação idêntica à maioria das pessoas: “mas vais mesmo sozinha?” e depois não disse mais nada, mas já tem o skype testado para falarmos enquanto eu estiver em viagem.

A uma semana da partida ainda muita coisa falta fazer, começando pela mochila, passando por pesquisar mais sobre os locais onde pretendo ir, as culturas que vou conhecer, tenho de procurar sítios onde ficar, tratar dos vistos para o Vietname e Laos, tenho de imprimir os bilhetes e reservas.

Mas muita coisa também já foi feita, e uma grande parte do orçamento já foi gasto ainda me Portugal. Já fui à consulta do viajante e ao médico de família, já tenho o kit de primeiros socorros com alguns medicamentos essenciais. Já fiz o seguro pela World Nomads (o melhor para viajantes independentes). Já tenho as fotos tipo passe e os dólares para os vistos. A lista das coisas para levar também já está feita e comecei a pôr de parte roupa, produtos de higiene e coisas que não me posso esquecer.

 

Preparativos

Preparativos

 

As duas primeiras semanas, como vou estar com a minha irmã e mais 3 companheiros de viagem (Telma, Anita e Pedro) já estão orientadas. Depois quando eles regressarem a Portugal, vou iniciar o trabalho voluntário durante alguns dias numa vila perto de Siem Riep no projeto “Teach how to fish”, que inesperadamente chegou até mim  e eu não hesitei em abraçá-lo de alma e coração. A seguir tenciono ir para o sul do Camboja, depois subir a costa do Vietname, chegar a Hanói, fazer caminhadas em Sapa. Provavelmente apanhar um voo para Luang Prabang, ir até Vienciana e ao sul do Laos… E nos primeiros dias de janeiro voltar a Bangkok, de onde tenho voo de regresso para Portugal.

 

Roteiro sudeste asiático

Roteiro sudeste asiático

 

 

Se vou cumprir este meu roteiro inicial, não sei. Mas tenho a certeza que vou adorar acordar todos os dias num sítio diferente, com novas culturas para descobrir, novas comidas para saborear, novas paisagens para fotografar, novos amigos para partilhar. E uma coisa é certa, vou viver cada dia de forma intensa e como se fosse o último.

Tal como numa dança o que eu gosto mesmo é de fechar os olhos e deixar-me levar. É isso que vou fazer nesta viagem: deixar-me levar ao sabor do vento e ao ritmo do coração, mas aqui de olhos bem abertos (e sem acessórios).

 

 

11 comentários a “A uma semana da grande viagem

  1. um conselho (sendo que não gosto por experiencia própria de dar conselhos) : não precisas de quase nada. Eu sei o que é esse sentimento, mas tenho cada vez mais mais provas. Não precisas de levar quase nada. Tudo o que precisas ou precisarás, encontras lá:) Esse é um desafio maravilhoso:):)

    Gostar

  2. Vai correr tudo bem!!!! Qual maluca qual quê!!! Acho que fazes muitoooo bem!!! Vais concretizar um sonho!! E não te preocupes que não vais ficar muito tempo sozinha, como tu és 🙂 facilmente vais fazer amigos por onde passares!!! Animoooo amiga!!!! Bora láaa à aventura!!! Esta viagem é a tua cara!!! Depois ainda vais pensar “mas já passaram 4 semanas?!?!?” 😉 Beijinho grande e Forrrrrçaaaaaaaaa!!! 🙂 🙂

    Gostar

  3. És o meu exemplo… Uma mulher cheia de coragem e determinação… e eu subscrevo as palavras da Telma… Como já te disse pessoalmente… eu acredito que tudo vai correr bem… tudo vai correr como tem que correr… e esta vai ser uma das viagens da tua vida… Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário